Seja um Doador

Seja um(a)  doador(a) de medula óssea

Você não tem nada a perder, e a vida só tem a ganhar!

O que é medula óssea?  É a matriz do sangue e fica na parte interna dos ossos. Na medula óssea estão as células-mãe, que dão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Quem necessita de doação de medula óssea?  Pessoas com doenças que prejudicam a produção de sangue pela medula, como leucemias, aplasias de medula óssea e crianças com algumas doenças genéticas.

Quem pode doar? Pessoas com idade entre 18 a 54 anos, estando em boas condições de saúde.

Como encontrar um doador compatível? O paciente tem 25% de chance de encontrar um doador compatível entre irmãos. Porém, como a maior parte dos pacientes não consegue um doador na família, procura-se um doador compatível no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

Por se registrar no REDOME? Tudo seria simples e fácil se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e receptor. A compatibilidade é uma herança genética. A nossa população tem um alto grau de mistura de raças, o que resulta em grande diversidade genética. Por isso, para um paciente ter a chance de achar uma medula, teria que procurar em cerca de 100 mil doadores, portanto, é necessário um grande número de voluntários registrados no REDOME para que os pacientes tenham chance de encontrar um doador compatível.

Quais os procedimentos com o doador? Se houver compatibilidade, o doador é convocado para um exame de sangue mais detalhado. O doador será avaliado por um clínico para certificar seu bom estado de saúde.

Qual é a forma de doação? Quando o doador consulta o médico, este vai informar sobre qual a melhor forma de coleta de célula para o paciente que receberá a medula, de acordo com sua doença e da fase em que se encontra. O doador decide juntamente com o médico sobre a forma de doação.

Como a medula é coletada? Existem duas formas:

  1. Coleta direta da medula óssea: É realizada com agulha, na região da nádega, de onde retira-se um quantidade de medula equivalente a uma bolsa de sangue. O procedimento dura em média 40 minutos e é feito com anestesia, o doador fica em observação por um dia e pode retornar para casa no dia seguinte. Porém, não ficam cicatrizes, apenas mínimas marcas de alguns furos de agulha.
  2. Coleta por meio de veia: è realizada pela máquina de aférese. O doador recebe um medicamento por cinco dias que estimula a proliferação das células-mãe. As células-mãe migram da medula para as veias e são filtradas, o processo de filtração dura em média quatro horas.

Como os pacientes recebem a medula? Depois de um tratamento que destrói a própria medula doente, o paciente recebe a nova medula por meio de transfusão. Em duas semanas a medula transplantada já estará produzindo células novas.

Posso doar medula mais de uma vez? Dificilmente haverá mais de uma pessoa compatível com o doador. Mas, se for necessário uma nova doação, isso só acontecerá com o consentimento do doador. A medula se regenera rapidamente, como acontece na doação de sangue, não havendo nenhum problema de saúde para o doador.

Locais para cadastramento: Ao se cadastrar, converse com seus familiares sobre sua decisão.

Procedimentos para cadastro:

  • Você precisa ter entre 18 a 54 anos de idade, estar em boas condições de saúde.
  • Colher um tubo de sangue (5 ml) para o teste de compatibilidade (HLA).
  • Não é necessário o jejum.
  • Preencher a ficha de cadastro corretamente com nome da mãe, RG com data de expedição, Cartão Nacional do SUS e endereço para serem colocados no banco de dados com o resultado de seu exame.

 

Hemóes Vitória – ES.

De: 2ª a sábado das 7:00 às 18:00 horas.

Av. Marechal Campos – 1.468 – Maruípe – Vitória – ES.

Telefones: (27) 3636-7921 / 3636-7900

 

Hemóes Colatina – ES.

De: 2ª a 6ª das 7:00 às 12:30 horas.

Rua Cassiano Castelo s/n – Centro – Colatina – ES.

Telefone: (27) 3177-7932 / 3177-7930

 

Hemóes São Mateus – ES.

De: 2ª a sábado das 7:00 às 18:00 horas / sábado das 8 às 12:30 horas

Av.Othovarino Duarte Santos s/n.  Pq. Washington

Telefone: (27) 3767-4135

 

Hemóes Linhares – ES.

De: 2ª a 6ª das 7:00 às 12:30 horas.

Av. João Felipe Calmom – 1.305 – Centro

Telefone: (27) 371-4361

 

Unidade de doação de sangue em Serra – ES.

De: 2ª a 6ª das 7:00 às 12:30

Av. Eudes Scherrer de Souza s/n° - Laranjeiras

(anexo ao hospital Estadual Dório Silva)

Telefone: (27) 3338-7373

 

Ou faça seu cadastro pelo site: www.inca.gov.br/doador/